Entender o entusiasmo emocional de conseguir um negócio
A primeira coisa de que precisamos falar é sobre como as vendas impactam as nossas emoções. Conseguir um negócio muitas vezes parece uma vitória; é uma verdadeira euforia, uma alta genuína que vem da sensação de estar a poupar dinheiro. As lojas aproveitam este fator de bem-estar para aumentar a probabilidade de comprares algo. Já reparaste como muitas vezes as vendas ocorrem no fim de uma temporada ou durante feriados especiais como o Dia dos Namorados e o Natal? Isso são os comerciantes a usar o momento para maximizar essa elevação emocional.
Como o teu cérebro vê os preços
O nosso cérebro nem sempre vê apenas números quando olhamos para um preço, ele vê o valor potencial e compara-o com as perdas percebidas. É aqui que entram em jogo as estratégias de percepção de preço. Os comerciantes podem listar o preço original do item ao lado de um preço com desconto, para que possas ver claramente quanto vais poupar e quanto tens a ganhar com essa pechincha. Isto tende a jogar com o nosso FOMO (medo de estar a perder algo) e incentiva-nos a comprar o produto enquanto a oferta dura.
O apelo das ofertas por tempo limitado
Outra coisa que desencadeia o nosso FOMO são frases como “Despacha-te antes que esgote!”. Este é o exemplo perfeito de como usar a escassez para impulsionar as vendas. De alguma forma, o nosso cérebro gosta de ver as coisas como mais desejáveis quando há um fornecimento limitado disponível ou quando estão disponíveis apenas por um tempo limitado. Não se trata apenas de conseguir um bom negócio financeiramente — é também sobre garantir o teu “troféu” antes que outros o levem da prateleira.

Não é apenas para esvaziar o inventário
Deixa-me clarificar que nada disto é apenas uma forma das lojas esvaziarem o stock antigo! A eficácia de cada estratégia de desconto varia, mas o objetivo final é aumentar o tráfego de clientes e, consequentemente, o volume de vendas. Os comerciantes podem recolher informações valiosas sobre o comportamento dos clientes quando lançam descontos, permitindo-lhes refinar as suas táticas e planear futuras promoções que serão ainda mais atraentes para ti.
Como fazer compras de forma inteligente
Agora que conheces alguns destes truques, como podes fazer compras de forma mais inteligente? A consciência é sempre o primeiro passo, pois permitir-te-á reconhecer esses gatilhos psicológicos e tomar um momento para avaliar se realmente precisas do produto ou não. Desta forma, podes tomar decisões mais racionais, garantindo que só vais aproveitar descontos que são realmente um bom negócio para ti.
Aproveitar as promoções de forma mais sábia
Em conclusão, os descontos podem ser – e muitas vezes são – ótimos para a tua carteira, especialmente quando consegues aproveitar as promoções de forma mais sábia, aproveitando não apenas o que parece ser um roubo, mas o que realmente acrescenta valor à tua vida. Boas compras – e poupanças inteligentes!