1. Procura descontos de regresso às aulas
Anda à procura de descontos e promoções. Visita, por exemplo, as páginas de descontos da TrustDeals. Lá encontras uma lista de lojas e marcas que têm uma grande variedade de materiais escolares, bem como as suas ofertas online.
2. Compra materiais escolares em lojas económicas
Muitas lojas económicas, como o Continente, têm uma vasta gama de materiais escolares. Desde mochilas, lancheiras, agendas, cadernos, canetas, materiais de desenho, e muito mais!
3. Define um orçamento para os materiais escolares
Estabelece um valor específico para o teu orçamento de regresso às aulas e tenta não ultrapassá-lo. Isto ajuda-te a manteres-te focado durante as compras e evita que faças compras impulsivas e desnecessárias.
4. Faz uma lista dos materiais escolares necessários
Cria uma lista dos materiais escolares de que realmente precisas. É fácil deixar-te levar e comprar extras, especialmente quando vais a uma loja económica ou te perdes numa loja online. Para evitares comprar coisas desnecessárias, faz uma lista dos itens essenciais. E o mais importante: segue essa lista!
5. Compra em quantidade para o ano letivo inteiro
Alguns itens valem a pena ser comprados em maiores quantidades. Para os materiais que sabes que vais precisar durante todo o ano, compra em quantidade. Isto não só poupa dinheiro, como também evita que tenhas de ir várias vezes à loja ao longo do ano. É uma dupla vitória!
6. Não deites fora os materiais escolares antigos
Só porque é um novo ano letivo, não significa que tenhas de comprar tudo novo. Provavelmente ainda tens materiais escolares do ano passado que podes reutilizar este ano. Desde que estejam em bom estado, reutiliza-os.
7. Compra os materiais escolares em fases
Não compres tudo de uma vez; distribui as tuas compras ao longo do tempo. Desta forma, divides os custos e não sobrecarregas a tua carteira. Começa pelos materiais que são prioritários e vê quais podem ser comprados mais tarde, para espalhares as despesas.
8. DIY sempre que possível
Considera fazer alguns dos materiais escolares tu próprio. Vê alguns exemplos interessantes neste artigo. Pensa em projetos simples como personalizar cadernos ou criar os teus próprios calendários e planificadores. Isto não só poupa dinheiro, mas também dá um toque único e pessoal aos teus materiais.
9. Verifica lojas de segunda mão
Visita lojas de segunda mão. Também em plataformas online, como o OLX, há muita oferta. Muitas vezes, podes encontrar materiais escolares quase novos ou mesmo novos por uma fração do preço. Esta também é uma maneira sustentável de obter os materiais necessários para o regresso às aulas.
10. Aproveita os recursos da escola
Pergunta na tua escola se há materiais escolares disponíveis para os alunos. Às vezes, as escolas oferecem itens básicos como cadernos, canetas e papel de graça ou a um preço reduzido. Todos têm direito a bons materiais escolares, a incluir aqueles com menos recursos financeiros.
Vês? Com um pouco de preparação e criatividade, não precisas de gastar uma fortuna em materiais escolares. Ao procurar descontos, visitar lojas económicas e fazer compras inteligentes, podes poupar bastante. Não te esqueças de reutilizar os materiais antigos e de verificar opções de segunda mão. Ao distribuir as compras ao longo do tempo e fazeres tu próprio alguns dos materiais, tornas o regresso às aulas divertido e acessível. Segue estas dicas e começa o novo ano letivo bem preparado e com a carteira cheia!