IKEA: Santo ou pecador?

Com histórias de trabalho infantil, roubo de design e danos ambientais, é difícil saber quais empresas são de confiança nos dias de hoje. A quem devemos evitar? Quais são as empresas confiáveis? Quais queixas são legítimas? No meio desta incerteza, é refrescante quando empresas parecem estar a ter um impacto positivo. A IKEA, com os seus fortes valores e o famoso "espírito IKEA", parece ser uma dessas empresas. O seu fundador, Ingvar Kamprad, sempre enfatizou a importância de manter as coisas reais, assegurando que a IKEA continua a esforçar-se para cumprir a sua visão de criar um dia-a-dia melhor para todos. A empresa fala muito sobre os seus valores, mas o que estão realmente a fazer? Vais encontrar uma visão geral neste artigo.

Pessoas

Reduções de preços
Com o aumento dos custos atualmente, muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras. A IKEA otimizou de forma pensada os seus processos de fabricação e envio, permitindo baixar preços em vários produtos de alta procura. Bestsellers como BILLY, VITTSJÖ e VARDÖ estão agora mais acessíveis.

Colaborações solidárias
A IKEA está profundamente envolvida em ações de caridade. A empresa trabalha com organizações locais, nacionais e globais em esforços de voluntariado e ajuda em desastres. Eles têm parcerias importantes com a UNICEF, Save the Children e a Cruz Vermelha. Além disso, a recente colaboração com a fundação Shelter destaca o seu compromisso com causas sociais.

Compromisso com a inclusão
O compromisso da IKEA com a inclusão LGBTQ+ vai além de produtos ocasionais com temas do Orgulho. A IKEA contribuiu para o desenvolvimento do código de conduta das Nações Unidas contra a discriminação de pessoas LGBTQ+ em geral e no local de trabalho. Implementou um plano global de inclusão LGBTQ+ e vende sacolas arco-íris, com parte do lucro a reverter para organizações LGBTQ+.

IKEA sacolas arco-íris
fonte: IKEA catálogo – IKEA sacolas arco-íris


O programa de lealdade ‘Tack!’

Todos os anos, a IKEA partilha uma parte dos seus lucros com os planos de pensões dos funcionários nos mercados abrangidos pelo Grupo Ingka, o maior franchisado da IKEA. Este bónus anual reconhece a contribuição dos funcionários para o sucesso da IKEA, sendo a quantia partilhada igual para todos, independentemente do salário ou posição. Desde a sua criação em 2013, o programa Tack! (“obrigado” em sueco) distribuiu mais de 8.3 mil milhões de coroas suecas.

Planeta

Móveis em segunda mão
Desde 2021, todas as lojas IKEA na Suécia incluem uma loja circular, promovendo a sustentabilidade e dando uma segunda vida aos produtos. Esta iniciativa facilita a extensão da vida de itens indesejados pelos clientes e oferece também opções a preços acessíveis. A nível global, a maioria das lojas IKEA possui um canto circular. Estes cantos oferecem artigos devolvidos, de exposição ou com ligeiras imperfeições, todos em promoção. A IKEA não só promove a venda de móveis em segunda mão nas suas próprias lojas, como também incentiva os consumidores a fazê-lo através de outras plataformas circulares. Este ano, por exemplo, a IKEA nos Países Baixos comprou espaço publicitário na maior plataforma circular do país, para promover móveis IKEA em segunda mão. O objetivo desta campanha foi sensibilizar para a vida útil dos produtos e incentivar um consumo sustentável. Como parte do seu plano de sustentabilidade, a IKEA tem como objetivo fabricar todos os produtos a partir de materiais reciclados ou renováveis dentro de dez anos.

IKEA móveis em segunda mão
fonte: IKEA Media Library – IKEA móveis em segunda mão


Opções alimentares à base de plantas

Os restaurantes IKEA têm algo para todos, incluindo aqueles que optam por dietas à base de plantas. Com uma gama deliciosa e crescente de opções vegetarianas e veganas, a IKEA incentiva uma alimentação mais sustentável. A mais recente adição este outono é uma nova salsicha à base de plantas, opcional no famoso cachorro-quente IKEA.

Mais pontos de carregamento para veículos elétricos
Juntamente com as suas lojas circulares e opções alimentares à base de plantas, a iniciativa da IKEA de aumentar os pontos de carregamento para veículos elétricos torna a vida sustentável mais acessível aos seus clientes. Desde a primavera de 2023, a IKEA tem expandido os seus pontos de carregamento nas suas propriedades, com toda a eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis.

Será tudo como parece?

Com tudo o que foi mencionado acima, a IKEA parece realmente ser uma empresa com um impacto muito positivo. No entanto, o passado da IKEA não está completamente livre de controvérsias. A empresa enfrentou a sua quota-parte de críticas justificadas. Por exemplo, revelou-se que o fundador da IKEA, Ingvar Kamprad, simpatizava com os nazis na sua juventude e foi membro do partido Nazi Sueco SSS (Svensk Socialistisk Samling). Esta revelação levantou questões sobre a autenticidade do compromisso da IKEA com a igualdade e a diversidade. Kamprad mais tarde afirmou desconhecer as ligações nazis dos grupos que apoiava e expressou arrependimento por ter sido rotulado de nazi. Em 2012, surgiu outro erro: a IKEA editou mulheres das imagens do catálogo para o mercado da Arábia Saudita. O chefe de comunicações da IKEA condenou mais tarde o incidente. Outra preocupação envolve alegações de que subcontratados da IKEA cortaram ilegalmente florestas ucranianas sob falsos pretextos. Em resposta, a IKEA comprometeu-se a investigar estas alegações e a resolver quaisquer problemas.

Museu IKEA: Passado, presente e futuro

Ficaste entusiasmado ou curioso sobre a empresa? O Museu IKEA em Älmhult, Suécia, é o lugar a visitar. Aberto desde 2016, não é apenas sobre a história e os designs da IKEA; eles têm workshops, boa comida e muitas atividades. Podes aprender tudo sobre a jornada da IKEA, desde os seus primeiros dias até onde se dirige. Se não conseguires ir à Suécia, visita o museu online para um vislumbre da experiência IKEA em casa.

Florence Stroink